Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

COMO O SER HUMANO É IMBECIL....


Acompanhar mudanças comportamentais do ser humano é algo que me fascina até porque ele muda a cada minuto e, o mais surpreendente, é que na maioria das vezes ele muda para pior, bem pior! Acompanhando nos jornais municipais e pelo site de relacionamento, o facebook, é possível notar, a todo o momento, como o ser humano é falso, manipulador, aproveitador e sempre quer levar vantagem em tudo (Lei do Gerson). Pelo facebook o (a) camarada chinga, fala mal, manifesta, acusa e solta os cachorros, mas, quando acontece algum evento especial na cidade, baile ou shows, o (a) mesmo (a) camarada está lá toda (o) paramentado (a) para o evento. Elas, gastam uma fortuna com cabelos, unhas, vestidos longos e brilhantes. E eles, uma fortuna com óleo de peroba e, ainda por cima, escolhem a mesa panorâmica, para poder olhar para tudo e todos, e que mais se aproxima da mesa da elite que administra a cidade. Fazem caras de paz e amor, e pousam e postam as fotos como se fizessem parte do mais alto escalão da sociedade. Nos shows não podia ser diferente, tornam-se Roberts e abusam da paciência dos artistas presentes. Fazem caras e bocas com os cantores só para mostrar que estão por cima da carne seca, que são assim com os homens (outro jargão) e que podem invadir camarins na hora que quiserem.
Fico imaginando qual seria o diagnóstico de Freud para tal comportamento, pois tal atitude é inexplicável do ponto de vista profissional. Mas, como não sou nenhuma psicanalista e nem estou querendo fazer nenhuma pesquisa científica sobre o tema, embora seria de grande valia, dou aqui a minha contribuição, minha opinião sobre certas atitudes que envergonham e denigrem a imagem do ser humano.
A pessoa que tem este tipo de comportamento deveria ter mais vergonha na cara e parar de agir de tal forma. Gastar um dinheirão com roupas apropriadas para a noite de gala somente para se aparecer e fazer a sua politicagem é um comportamento descarado e sem noção que um (a) cidadão (dã) pode cometer. O fato é que, tais comportamentos me irritam, relatam com precisão o caráter fragilizado de cada personagem desta cidade. Aqueles que de manhã, na padaria, mete o pau na administração, mas a noite não perde o baile e nem os shows por dinheiro nenhum. E ainda senta ao lado, daqueles que ele meteu o pau de manhã, na padaria, mas que esta no evento, fazendo carinha de companheiro, por uma justa causa, a solidariedade!
Tais comportamentos, nem Freud explica....

4 comentários:

  1. Sencacional! É bem por aí mesmo. Mas, Sildete, não acredito que o nome disso seja imbecilidade. O nome disso, talvez, seja HIPOCRISIA mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Sildete, respeito muito a sua opinião e tenho certeza de que o seu recado tem endereço certo, na sua crônica. Como você deve saber, já fui e ainda sou frequentador assíduo da padaria que, talvez, seja aquela que você se refere. Penso que a padaria, principalmente no café da matutina é um dos espaços mais democráticos das cidades. Já há bom tempo, só quem frequenta e vivencia o espaço, sabe que lá se encontram os extremos partidários, puxa-sacos e baba-ovos, críticos contundentes, comunistas, corinthianos e palmeirenses, e outras figuras da história política de Ibiúna, que revigoram comentários e transformam o dia-a-dia mais leve e mais engraçado. Como eu, vários deles não frequentam badalações pirotecnicas da municipalidade, shows pagos com o dinheiro público ou se sentariam no púlpito das pregações populista que vc bem descreve em baile recente. Outros, claro, na diversidade da democracia, defendem posições antagônicas as nossas e se prestam a defender seus pares, não concordo, mas, respeito. Sendo assim, te apoio em genero, número e grau suas critica e faço coro com elas, mas, peço que ressalve a participação de todos e a contribuição da padaria, pois seria injusto tratar a todos com o mesmo odjetivo ou dar azo a quem não frequenta a padaria, de se arvorar ao direito de julgar nossas devoções. Tenho certeza que vc vai considerar este meu comentário no melhor sentido possível. De resto, reitero meu apoio ao foco da sua crônica, pois sei que os ibiunenses precisam derrubar os camarotes e eleger quem anda com o povo, sem a influência de ensimesmados adventícios que depois de depostos do poder, nunca mais retornam a nossa cidade. As urnas vão rugir, este ano, o verdadeiro sentimento do povo ibiunense.

    Milton Giancoli

    ResponderExcluir
  3. Pessoas com esse tipo de raciocínio é que permitem que nosso sistema permaneça sempre do jeito que está. Pessoas que acham que o mais importante é estar no lugar certo no momento certo para aparecer ao invés de reivindicar melhores condições para si e para sua comunidade. Acredito e mantenho sempre a esperança, mas enquanto houver carne podre na geladeira nunca gozaremos de mesa farta e saudável.

    ResponderExcluir