Total de visualizações de página

sábado, 9 de abril de 2011

Até tu Picapau?

Quem nunca assistiu um episódio do desenho Picapau, aquele pássaro que fingia ser maluco só para tirar proveito das situações? Acredito que, todos nós assistimos e divertimos muito com as peripécias causadas pelo pássaro.
Na minha infância eu não enxergava aquela ave como um problema sério, pois diante do contexto que vivíamos o Picapau era um desenho inofensivo e sem contra indicações.
Hoje, ao assistir a obra de Walter Lantz - que tanto me fez rir -, me deparo com uma série de contravenções que corroboram negativamente na educação de nossas crianças.
Lantz não mostrava o tema “educação” como algo de suma importância, pois em todos os episódios cujo cenário era uma escola, ele colocava a professora como a grande vilã, desrespeitando-a continuamente. Com cara de bruxa, ela não conseguia organizar uma sala de aula e muito menos controlar a bagunça que o tal pássaro fazia. As punições também eram exploradas nos episódios escolares, pois sempre que o pássaro agia de forma contrária em sala de aula, a professora, com cara de bruxa, deixava o personagem de castigo.
A palmatória, a régua, o chapéu de burro eram constrangimentos comuns abordados pelo autor na época e que na maioria das vezes não mostravam bons resultados, pois após receber os castigos, o pássaro ficava ainda mais revoltado e a sua malvadeza aumentava. Outro objeto bastante utilizado nos desenhos era a arma de fogo, o autor tornará o pássaro um assassino em série e com um prazer incontrolável em atirar em outros personagens.  
Entendemos que, diante do contexto social de 1940 (nascimento do Picapau) a educação era outra e que os professores utilizavam de artifícios para punir os alunos e adquirir respeito. E que atualmente estes artifícios não mais são utilizados e certas repreensões acarretam por transformar os professores em vilões.
Diante do contexto atual, Lantz queria semear a indisciplina, pois em todos os episódios ele deixava bem claro que o homem só se dava bem na vida se utilizasse a maldade, a esperteza e uma arma de fogo. Contrariando assim todos os princípios morais.
É lamentável, mas o que serviu para divertir as famílias anos atrás, hoje é considerado o grande vilão do século. E o pior, entra com muita facilidade em nossos lares e interfere na educação infantil com muita diversão e criatividade.
Portanto, é importante que fiquemos atentos às estripulias desse pássaro, pois os tempos são outros e um Picapau maluco dentro de nossas casas poderá acarretar em prejuízos sociais e educacionais irreparáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário