Total de visualizações de página

sábado, 9 de abril de 2011

PREVENIR, AINDA, É O MELHOR REMÉDIO

           Lamentavelmente, começamos o ano com diversas tragédias climáticas. Petrópolis, Itaipava, Teresópolis, Paraná, Santa Catarina e agora a apocalíptica catástrofe no Japão. Soterramentos, mortes, terremotos, deslizes de encostas, transbordamentos dos rios, tudo isso com elevados números de mortos e desabrigados que, sem poder fazer nada, ficam a mercê da solidariedade humana.
            Ao acompanhar, através dos noticiários, os socorros às vítimas e a procura dos milhares de corpos pude perceber a importância de uma equipe, bem estruturada, do resgate e da equipe de defesa civil, órgãos estes de grande importância e obrigatoriedade em qualquer cidade seja de pequeno ou grande porte.
            Fiquei me questionando, e se um dia a natureza se revoltar contra a nossa região, estaríamos preparados para prestar os primeiros atendimentos às áreas afetadas? Vou aproveitar e responder aos munícipes que não conhecem a real situação. Vivemos em um município que possui uma extensão territorial a perder de vista, onde engloba aproximadamente 70 bairros, significando assim um número expressivo de habitantes. Atualmente o efetivo da defesa civil é composto por um número bastante irrisório de profissionais que, com todo o meu respeito, prestam serviços movidos pelos sentimentos de caridades e fé, pois não possuem nenhuma estrutura e nenhum apoio por parte dos órgãos competentes, impedindo assim, de desenvolver um trabalho sério e responsável.
Precisamos parar de achar que estamos isentos de eventos climáticos, sejamos mais humildes de aceitar que com a natureza não se brinca. É necessário, urgentemente, reconhecer o quão falhos estão as equipes socorristas do nosso município. Já está na hora de mostrarmos que temos capacidades de sermos a melhor cidade da região, mas para isso é necessário investir em bem estar e segurança da população. Senhores, invistam, treinem, apóiem, equipem, proporcionem recursos necessários para os nossos guerreiros trabalharem com dignidade e reconhecimento, só assim evitaremos choros, dores, revoltas e mortes. Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário